quarta-feira, 20 de maio de 2009

Romance Regionalista


O Brasil do século XIX encontrava-se em um momento onde a sua elite refletia totalmente um modo de vida europeu. E na busca de formar uma identidade nacional, os escritores tentam lembrar à sociedade que o Brasil abrange um território muito maior que apenas o Rio de Janeiro, e nessa imensidão de terras viviam pessoas que levavam uma vida completamente diferente daquela que a elite carioca estava acostumada.
O Romance Regionalista é um projeto literário do Romantismo que surge dessa necessidade de revelar a outra face do país para as pessoas mais sofisticadas, apresentando às elas à beleza que existia nos povos mais simples como os sertanejos e os gaúchos que também compõe a nação brasileira.
O Regionalismo traz ao leitor paisagens e pessoas do interior do Brasil, totalmente diferente daquelas presentes no Romance Urbano, por exemplo, que se inspirava nos costumes e nas pessoas da corte. Esses aspectos do interior são agora valorizados e a responsabilidade de caracterizar e representar a nação e o sentimento da pátria é passado a eles. Entretanto, para que fosse possível um reconhecimento desse povo, os autores apresentavam em suas narrativas pessoas simples e sofridas, mas ao mesmo tempo enfatizavam o quão destemidas e perseverantes elas eram. Eles também descreviam detalhadamente o cenário de seus romances para fornecer ao leitor uma imagem desses locais pouco divulgados, utilizando inclusive, durante a história, expressões locais que só aparecem na fala desse povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário